terça-feira, 9 de agosto de 2011

Influência do PN na Qualidade do Calcário

A calagem é importante para corrigir a acidez do solo elevando o pH para 6 - 6,5. É nesta faixa de pH que os nutrientes estão numa disponibilidade maior para as plantas. As plantas precisam de dezesseis nutrientes, dos quais treze estão no solo. Num solo ácido, as plantas não desenvolvem bem, seja pela presença de alumínio e manganês tóxicos para elas, ou o fósforo encontra-se fixado e não é aproveitado pelos vegetais. Do fósforo total aplicado ao solo, admite-se que somente 15 a 25% dele é aproveitado pelas plantas. A calagem torna-se obrigatória nestes solos, neutralizando a acidez, eliminando o alumínio e manganês tóxicos, aumentando a
eficiência dos fertilizantes, liberando cálcio e magnésio para as plantas. Mas a ação de um corretivo depende de duas coisas: Poder de Neutralização (PN) e Reatividade (RE). As duas devem estar juntas. A consideração de apenas uma destas características não é suficiente para avaliar a qualidade do corretivo. As duas juntas formam o que chamamos "Poder Relativo de Neutralização Total (PRNT)".
PRNT = (PN x RE) / 100
Um calcário com PN = 90% e RE = 80% será comercializado com um PRNT = 72% (90 x 80 /100). A Reatividade mostra o percentual da ação do corretivo em três meses. Reatividade está ligada à granulometria do calcário. Neste exemplo, 80% (RE) do seu PN de 90% reagirá em três meses, ou seja: 80 x 90 / 100 = 72%.
Portanto, do seu PN de 90%, 72% agirá em três meses e a diferença 90 - 72 = 18% agirá depois. PRNT é a fração do PN que agirá em três meses.
No quadro abaixo, a ação do PN de diferentes calcários agindo em três meses e após este período.
É muito importante conhecer quando comprar um corretivo da acidez do solo, o Poder de Neutralização e a Reatividade do mesmo. A legislação brasileira de fertilizantes e corretivos obriga quem comercializa corretivos, a garantir o PN e o PRNT. Conhecer apenas o PRNT não é um bom indício para avaliar a qualidade de um corretivo agrícola. É importante saber as garantias do PN e do PRNT. Quem vende tem a obrigação de garanti-los. Quem compra tem a responsabilidade de conhecê-los. Ou, vem impressos na sacaria e/ou na nota fiscal. Sabendo o PN e o PRNT você encontra a reatividade (RE). ou seja:
RE = (PRNT x 100) / PN 
OUTROS ARTIGOS PARA LER

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente, manisfeste a sua experiência, a sua dúvida, utilizando a parte de comentários.