sexta-feira, 16 de julho de 2010

Programa Agricultura de Baixo Carbono - Programa ABC

O Programa Agricultura de Baixo Carbono (Programa ABC) tem a finalidade de manter a produção agropecuária diminuindo a emissão de gases de efeito estufa. No primeiro ano do programa serão destinados dois bilhões de reais. O objetivo do Programa ABC, além de aumentar a produção brasileira, é uma maior segurança alimentar e ambiental. O programa estimulará todas as propriedades agropecuárias que buscam a sustentabilidade, e atuará em cinco frentes:
1 - Recuperação de pastagens degradadas - a proposta é recuperar 15 milhões de hectares de pastos degradados, utilizando manejo adequado e adubação, visando uma redução de 83 a 104 milhões de toneladas de gás carbônico (CO2) equivalente/ano, até 2020;
2 - Incentivo para formação de sistemas produtivos, a integração lavoura-pecuária - buscar um aumento de área, integrando lavoura-pecuária-florestas, em 4 milhões de hectares, reduzindo 18 a 22 milhões de toneladas de CO2;
3 - Expansão do plantio direto - Ampliação do Sistema de Plantio Direto em 8 milhões de hectares;
4 - Aumento das áreas cultivadas, incentivando a fixação biológica de nitrogênio (N);
5 - Ampliação da área com florestas plantadas.

OUTROS ASSUNTOS
As Emissões de Metano nas Lavouras de Arroz Irrigado

2 comentários:

  1. Caro Colega

    São uma tentação os seus textos. Apetece logo lê-los e apoiá-los.
    Como se sabe,uma parte do carbono pode deixar de figurar,temporàriamente, no seu ciclo activo. É o caso,um extremo caso,do carbono de matérias fósseis,o carvão mineral,o petróleo,o gás natural,quando as deixam dormir o seu sono de milhões de anos.
    É o caso do carbono que deixou de estar em processo de respiração ou de decomposição aeróbia ou anaeróbia,como em árvores,nas madeiras,nas mobílias,em matéria orgânica estável dos solos e mares.
    Assim,na perspeciva da redução de emissões de CO2,tudo quanto venha nesse sentido é bem-vindo,como é o caso das acções que apresentou. Está,pois,de parabéns,o PROGRAMA ABC.

    Muito boa saúde,Caro Colega,e,mais uma vez,o meu obrigado por mais esta oportunidade.

    ResponderExcluir
  2. Caro Colega

    Apresso-me a agradecer a sua visita. Gostei muito de o lá ver,pode crer. Como ainda guardo uns restos de memória,vou-me entretendo a registar ecos do passado.
    Quanto a Eça,como sabe,ele colaborou num periódico daí,a Gazeta de Notícias,durante alguns anos. É um encanto lê-lo,e sempre actual. Essa actualidade,vem numa frase em Cartas de Inglaterra - A história é uma velhota que se repete sem cessar.

    Renovando os agradecimentos,desejo-lhe,com um abraço,muito boa saúde.

    ResponderExcluir

Comente, manisfeste a sua experiência, a sua dúvida, utilizando a parte de comentários.