terça-feira, 20 de outubro de 2015

Importância das Raízes das Plantas, Porta de Entrada dos Nutrientes

Quando se olha uma árvore, uma flor, a gente se encanta com a sua beleza, com o seu crescimento, com a produção, mas não se dá valor a um elemento que faz parte dela: a raiz. É claro, talvez, porque ela está escondida no solo.
Em geral, a solução do solo é muito baixa em teores de nutrientes. Mas são estes nutrientes que irão promover o crescimento da planta, sua folhagem verde, sua produção de grãos, frutos e flores. Esta solução fraca possui bilhões de íons advindos de complexos de trocas e por difusão. A disponibilidade de nutrientes depende, além do fornecimento pelo solo e por aplicações de fertilizantes, de outros fatores: disponibilidade de água, suprimento de oxigênio, atividade dos micro-organismos do solo e temperatura.
A absorção de nutrientes pelas raízes pode ser ativa ou passiva. O processo de difusão, em que os nutrientes movem-se na direção de altas para baixas concentrações chama-se nutrição passiva. A absorção ativa depende do dispêndio de energia pela planta. Este processo é o mais complicado e o menos entendido.
O suprimento de oxigênio no solo é um fator crítico para a absorção ativa. A falta de oxigênio no solo prejudica a produção de energia pelas raízes, limitando a absorção de nutrientes pela planta. É o que se verifica nos solos inundados, quando uma deficiência de nitrogênio aparece na planta, mesmo que o solo tenha recebido aportes de adubação nitrogenada. Em outros casos, ocorre deficiência de potássio em solos bem providos deste nutriente.
A temperatra do solo é outro fator essencial, pois solos frios diminuem a produção de energia da planta quando, então, aparecem deficiências de fósforo e zinco. 

2 comentários:

  1. Muito boa explicação,trabalho com,solos e Fertirrigação,estou em cianorte no norte do,Paraná e estamos com muito,calor,e o,solo está quente quais elementos mais sofrem em absorção pela planta.

    ResponderExcluir
  2. KKkk Amiga entendo sua preocupação eu me entro no nordeste temperatura do ar 40°C, temperatura do solo muito ~50°C nos primeiros 20 cm. Cada cultura tem uma temperatura basal. Que influi diretamente na fluxo de absorção de nutrientes.

    ResponderExcluir

Comente, manisfeste a sua experiência, a sua dúvida, utilizando a parte de comentários.