sexta-feira, 6 de setembro de 2013

Os Custos de Produção


Na determinação dos custos existem duas categorias: os custos explícitos e implícitos. Entende-se por custos explícitos aqueles concernentes ao produtor no decorrer da exploração da atividade, ou seja, os gastos efetuados com fertilizantes, defensivos e outros insumos, mão-de-obra, trabalhos de máquinas e animais, juros do crédito rural, impostos, etc. Os custos implícitos são aqueles referentes às depreciações de benfeitorias, máquinas e implementos, remuneração do capital fixo e da terra. São custos não efetuados no processo de produção, mas que devem ser considerados no
cálculo.
Os componentes do custo se dividem em variáveis, fixos, operacional e total.

A. Os Custos Variáveis


Os custos variáveis são aqueles referentes às despesas de custeio da lavoura e outras despesas realizadas pós-colheita e as despesas financeiras. Os custos variáveis somente ocorrem quando houver produção. 
1. As despesas de custeio da lavoura compreendem  aquisição de insumos, como sementes, fertilizantes, defensivos, mão-de-obra permanente e temporária, aluguel de máquinas, operações com máquinas e aviões e despesas administrativas.
O custo da operação com avião é aquele paga pelo aluguel quando da utilização em aplicações de fertilizantes e defensivos.
O custo com máquinas é estabelecido mediante todas as operações realizadas com as mesmas durante o processo produtivo. São aquelas referentes às despesas com combustíveis, lubrificantes e salários do operador. Essas despesa são consideradas custos variáveis porque são dispêndios realizados pelo produtor durante a exploração da lavoura. É estabelecido, então, o custo/hora. A outra parte das despesas realizadas durante o ano, fora do ciclo da cultura, são consideradas custos fixos.
2. As despesas pós-colheita são aquelas realizadas com o transporte externo, classificação, limpeza, secagem, armazenamento e despesas com PROAGRO.
3. As despesas financeiras são os gastos com impostos, taxas e juros.

B, Os Custos Fixos


Os custos fixos são aqueles suportados pelo produtor mas que não dependem da produção: depreciações, seguros, manutenção de máquinas e implementos, etc.
1. Os custos de depreciação são aqueles referentes benfeitorias e instalações, máquinas e implementos.
2. Outros custos com a manutenção periódica de máquinas, encargos sociais e seguro do capital fixo,  e a assistência técnica.
A CONAB estima que durante a vida útil de uma máquina o produtor rural vai despender o equivalente a 50% do custo de uma máquina nova. Assim, uma máquina com vida útil de 10 anos equivaleria a 5% ao ano. Vale ressaltar que é computado aqui aquela despesa de manutenção fora do ciclo da cultura.
Os encargos sociais são o 13º salário, férias, INSS, FGTS dos empregados. Os custos de salários já foram considerados nos custos variáveis.
O seguro do capital fixo refere-se ao seguro de todos bens relacionados no capital fixo.

C. O Custo Operacional


O custo operacional é composto pelos custos variáveis e os custos fixos ligados diretamente à implementação da lavoura. Não considera a remuneração sobre o capital fixo e sobre a terra. É a soma dos custos variáveis e fixos (A+B).

D. O Custo Total


O custo total de produção é a soma do custo operacional(C) mais a remuneração dos fatores de produção, ou seja, a remuneração sobre o capital fixo e terra.

Abaixo o leitor pode visualizar um quadro do cálculo da estimativa de  custo de produção de uma lavoura de soja convencional. O leitor poderá encontrar mais informações sobre isso acessando o link de Página Rural, descrito em referências.


REFERÊNCIAS

CONAB - Companhia Nacional de Abastecimento. Metodologia de Cálculo de Custo de Produção da Conab. Disponível em:<http://www.conab.gov.br/conabweb/download/safra/custosproducaometodologia.pdf> Acesso em: 31 Jul.2013.

RICHETTI, A. Custo da Soja no Sistema Plantio Direto. Página Rural. Disponível em: <http://www.paginarural.com.br/artigo/2104/custo-da-soja-no-sistema-plantio-direto> Acesso em: 05 Set.2013.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente, manisfeste a sua experiência, a sua dúvida, utilizando a parte de comentários.