quinta-feira, 6 de junho de 2013

Tipos de Corretivos da Acidez do Solo e suas Características

Na calagem podem ser utilizados vários produtos para neutralizar a acidez do solo, ou seja, carbonatos, óxidos, hidróxidos e silicatos de cálcio e magnésio. Os corretivos têm a característica de diminuir os teores de H+ e Al³+ na solução do solo. A adição de corretivos no solo provoca a substituição do H+ e do Al³+ por cátions básicos. Os principais produtos corretivos da acidez do solo são:

Calcário Agrícola


O calcário é o produto mais utilizado pelos agricultores na neutralização da acidez do
solo. A calagem, prática de aplicar calcário no solo, é importante para eliminar a acidez do solo, criando condições favoráveis para a melhoria da fertilidade do solo, disponibilizando os nutrientes necessários às plantas. O calcário é obtido pela moagem de rochas calcárias, cujos componentes são carbonato de cálcio (CaCO3) e carbonato de magnésio (MgCO3).
A ação neutralizante do calcário se deve às seguintes reações:


Por que se recomenda aplicar calcário com antecedência, geralmente, de 30 dias ao plantio?
Pelo motivo que nessas reações, o CO3 é uma base fraca e, consequentemente, a formação de íons OH- é lenta. Além de um adequado teor de água no solo para que os corretivos de acidez possam reagir. Os calcários podem ser calcíticos, em que predomina o carbonato de cálcio (CaCO3), e dolomíticos quando são constituídos de carbonato de cálcio e de magnésio (CaMgCO3). Os calcíticos podem ter até 5% de MgO e os dolomíticos acima de 12% de MgO. Os magnesianos são aqueles que possuem de 5 a 12% MgO. Isso é importante na escolha do corretivo para aplicar no solo. Solos deficientes em cálcio e com bons teores de magnésio, a preferência deve ser para os calcíticos. Solos deficientes em magnésio, a busca deve ser pelo calcário dolomítico. Muitas vezes, para manter a relação Ca/Mg ou mesma aumentá-la, há necessidade de uma mistura de dolomítico e calcítico para atingir os níveis de Ca e Mg que se deseja.
Como aumentar ou manter, pela calagem, a relação Ca/Mg

Resultados de pesquisa mostram que calcários com teor de 10% de carbonato de magnésio é o suficiente. Em solos arenosos, há deficiência desse nutriente.
As recomendações de calagem, preconizadas pela pesquisa oficial, são de um calcário com PRNT de 100% aplicado e incorporado na camada de 0-20 cm do solo. Quando o PRNT do calcário está abaixo desse valor, o agricultor deve fazer a correção da quantidade estabelecida. Para obter o fator de correção, divide-se 100 pelo PRNT do calcário. Exemplo: Uma análise de solo recomenda aplicação de 3 t/ha de calcário com PRNT 100% e na profundidade de 0 - 20 cm do solo. O calcário comprado possui 78% de PRNT e a camada a ser aplicada é de 10 cm de profundidade.
fator de correção (f) = 100/78 = 1,28
3 t/ha x 1,28 = 3,84 t/ha. Isso seria para uma camada de 0-20 cm de solo. Como no exemplo acima, se a camada fosse  de 10 cm, deveríamos aplicar a metade, ou seja, 1,92 t/ha.
Qual a importância do PRNT do calcário
Custo da tonelada efetiva de um calcário"
Influência do PN na qualidade do calcário

Resultados de análises de solos têm mostrado uma relação Ca/Mg de 1:1. Isso é devido à utilização, em maior proporção, de calcários calcíticos em detrimento dos dolomíticos. As causas mais prováveis desse fato podem ser várias: ou na calagem é recomendado a aplicação de calcário sem estabelecer qual tipo; ou as jazidas mais próximas do produtor são, em grande parte,  de origem calcítica; ou o preço do calcítico é mais barato que o dolomítico. Cabe ao engenheiro agrônomo e o consultor da propriedade verificarem qual a necessidade de calcário, com cálcio ou cálcio mais magnésio.
Para serem registrados e comercializados, os calcários devem apresentar as seguintes garantias mínimas:
PRNT de 45%, soma de CaO e MgO igual a 38% e PN de 67%. Qualquer valor abaixo impede o registro do produto e, portanto, não liberado para comercialização.

Óxidos


A cal virgem agrícola é produzida pelo aquecimento do calcário em grandes fornos. Há emissão de CO2.
Nessa reação há liberação imediata de OH- conferindo a neutralização.


A cal virgem é um corretivo de ação imediata, e ela pode causar prejuízos às sementes, às plântulas e aos microorganismos, pela geração de calor. Para evitar esses prejuízos a cal virgem deve ser aplicada com antecedência ao plantio. Na aplicação, a água do solo é absorvida, gerando a formação de grânulos endurecidos, constituídos de uma capa de Ca(Mg)CO3. A cal virgem dolomítica pode apresentar 60% de CaO e 30% de MgO, além de um PRNT de 180%.
A quantidade recomendada para um PRNT 100%, com o uso de cal virgem essa quantidade será reduzida. Por quê? Porque a cal virgem tendo um PRNT no mínimo de 120%, o fator (f) de correção da quantidade será igual a 100/120 .'. f = 0,83. Uma quantidade recomendada de 5 t/ha seria reduzida para 4,15 t/ha (5 x 0,83). Resta confrontar o preço para ver se é vantajoso. Quanto maior o PRNT da cal virgem menor a quantidade recomendada. 
A cal virgem agrícola para ser comercializada, de acordo com a Legislação brasileira de corretivos, deve apresentar as garantias  mínimas de 125% de PN, soma de CaO + MgO de 68% e PRNT de 120%.

Hidróxidos


Aqui encontramos a cal hidratada (Ca(Mg)(OH)2 ou cal extinta, que são hidróxidos resultantes da hidratação da cal virgem. O hidróxido de cálcio é um pó branco com um grau de pureza de 95%. Em contato com a umidade do ar pode acontecer a carbonatação.


Por ser muito fino, sua aplicação a lanço não é muito confortável. A ação do hidróxido de cálcio é imediata por causa da dissolução do mesmo. 
A cal hidratada agrícola deve apresentar garantias mínimas: PN de 94%, soma de CaO e MgO de 50% e PRNT de 90%.

Silicatos 


São resíduos das indústria de aço, escórias, que contêm silicatos de cálcio e/ou magnésio. Esses produtos têm ação neutralizante devido aos silicatos de Ca e Mg.



58 comentários:

  1. A argamassa da construção cívil é considerada cal hidratada? Podemos usar na correção do PH dos solo?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A argamassa da construção civil é feita de vários componentes como cimento, cal e areia, etc, conforme o tipo a ser usado. A argamassa não serve para neutralizar a acidez do solo. A cal hidratada agrícola pode ser usada.

      Excluir
    2. Gastão, boa tarde

      Em determinada área tenho que por 3 ton de calcario, se eu colocar cal agricola hidratada qual seria a quantidade pode ser menos por ser mais concentrada e de ação rapida. custo/beneficio.

      Excluir
    3. A necessidade de calagem é recomendada para a utilização de um calcário com PRNT de 100%. Se o calcário estiver abaixo de 100%, será preciso fazer a correção da quantidade.
      A cal hidratada pode ser utilizada desde que tenha um PRNT mínimo de 90% para ser comercializada. Geralmente a cal hidratada tem um PRNT superior a 100%. Neste caso você vai usar menos cal.O cálculo é o seguinte:
      1) primeiro verifique qual o PRNT da cal hidratada;
      2 (100 / PRNT) x 3,0 = nova quantidade

      Excluir
    4. Use uma dosagem recomendada de cal dolomita antes da aração, caso existe compactação do solo (verificar ) fazer aração profunda com aivecas a 040 cm de profundidade ,vai s e surpreender com o resultado, tivemos uma colheira de milho acima de 180 sacas por hectare

      Excluir
  2. Bom dia, preciso corrigir uma área, porém, não posso incorporar, se eu usar cal ela vai corrigir o perfil do solo sem incorporação?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A recomendação de calagem é para ser incorporada na camada arável para um melhor resultado. Em pomares, a recomendação é mais superficial para não provocar danos no sistema radicular das plantas.

      Excluir
  3. Olá, bom dia.

    Preciso corrigir a acidez do solo, porém não sei a dosagem de cal por metro ².

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se se você tem a necessidade calcário, fazer a conversão da quantidade pelo PRNT da cal como explicado na postagem.
      Cada 1 t/ha ou 1.000 kg/ha /10 é igual 100 g/metro. É esta a vossa pergunta?

      Excluir
  4. Ola Bom dia cultivo horta de porte pequeno sob estufa, já plantei as muda e estão com porte médio, ocorre que analisei o PH do solo e preciso elevar para 6.5 a 7.0 tendo em vista que encontra-se em 5.0 a 5.5, como corrigir sem prejudicar as plantas?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acho que não precisa elevar tanto o pH. O que vc cultiva?

      Excluir
  5. Bom dia!

    Tenho cal hidratada (utilizado na construção civil ).

    Posso utiliza-lo para corrigir acidez do solo?
    Tem algum malefício para o meio ambiente?

    Obrigado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O artigo acima fala sobre hidróxidos. Veja se o seu apresenta o PN e PRNT exigidos como garantia

      Excluir
  6. Usaram veneno para matar o mato, o que faço agora para recuperação do solo? Pode me ajudar?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Recomendo consultar a assistência técnica de sua região para verificar no local os danos à partir do produto que foi usado.

      Excluir
    2. Eu tenho uma dúvida sobre o excesso de calagem (super calagem), quais serão os efeitos da supercalagem no solo e na planta? Eu sei que com o pH muito elevado vários nutrientes ficaram indisponíveis para a planta. Isso estará relacionado aos teores de OH- que ficaram na solução do solo? Não compreendi o porque da planta não conseguir assimilar os nutrientes! Desde já lhe agradeço pela dedicação e trabalho, já acompanho seu blog há algum tempo e só tenho a parabenizá-lo!

      Excluir
    3. Leia:
      http://agronomiacomgismonti.blogspot.com.br/2013/10/problemas-causados-pela-super-calagem.html

      Excluir
  7. Bom dia.
    Como Determinar a RE de um calfiller? Ela pode ser maior 100%?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Um calcário filler pode ter uma reatividade maior que 100% por ter partículas mais finas que passam na peneira ABNT 50.

      Excluir
  8. Bom dia
    Gostaria de saber qual metodologia utilizada pra determinar a RE de um calcário Filler ela pode ser maior que 100%?
    Tamiz Tamaño %
    N°20 0.84 mm 0.13
    N°50 0.297 mm 4.02
    N°100 0.149 mm 15.12
    N°200 0.074 mm 26.40
    Fondo 54.53

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Leia, e atente para os itens 3 e 4

      http://agronomiacomgismonti.blogspot.com.br/2015/11/calculo-do-pn-de-um-calcario-pelo.html#more

      Excluir
  9. Gastão.
    Em uma área irrigada por gotejamento, tem-se a necessidade de correção apenas na área de formação do buldo.
    Gostaria de saber como calcular a quantidade de cal hidratada agrícola será necessário injetar pela irrigação. E como seria a forma de injetar, em uma unica parcela ou em varias?

    ResponderExcluir
  10. É possível fazer correção de solo utilizando o supercal?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você tem que ver se a soma de CaO + MgO estão dentro da legislação e o PRNT. Leia:
      http://agronomiacomgismonti.blogspot.com.br/2013/05/os-diferentes-corretivos-do-solo-e.html

      Excluir
  11. Tenho cal virgem utilizado em construção, se usá-lo como corretivo posso prejudicar o solo?? Obrigado

    ResponderExcluir
  12. Olá, a cinza calcítica proveniente da industria de celulose e boa para correção da acidez do solo?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Existes pesquisas sobre isto. Leia
      http://intranetdoc.epagri.sc.gov.br/producao_tecnico_cientifica/DOC_30450.pdf
      http://intranetdoc.epagri.sc.gov.br/producao_tecnico_cientifica/DOC_33442.pdfhttp://intranetdoc.epagri.sc.gov.br/producao_tecnico_cientifica/DOC_33442.pdf

      Excluir
  13. Olá Professor, Gostaria de receber uma orientação técnica.
    Para calcular o teor de cálcio e magnésio no solo, com a aplicação do Oxido (cal Virgem), por quanto devo dividir para determinar o teor de cálcio e magnésio no solo .
    Por exemplo,
    Aplico 1000 kg/ha de calcário com 60% de Cao e 30% de MgO
    1.000 x 60% = 600
    por quanto devo dividir esse valor de 600 para determinar quanto cmol ou meq de cálcio irá adicionar no solo.
    Da mesma forma, para o Mg
    1.000 x 30% = 300
    por quanto devo dividir esse valor para determinar quanto meq de Mg será adicionado no solo?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Leia:
      http://agronomiacomgismonti.blogspot.com.br/2009/11/quanto-se-adiciona-de-ca-e-mg-pela.html

      http://agronomiacomgismonti.blogspot.com.br/2011/01/calcio-e-magnesio-adicionados-pelo.html

      Excluir
  14. Boa noite

    Qual é o percentual ideal de calcario num vaso plantado com 50 litros de terra, sendo que a acidez do solo está em 3,5 e quanto tempo demora pra que o calcário agir??


    Grato


    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Na recomendação de calcário leva-se em conta a soma de cátions básicos,a percentagem de saturação de cátions, o valor da CTC a pH 7. Assim fica difícil, sem uma análise deste solo, fazer uma correta recomendação. O calcário leva, em média, até 3 meses para reagir no solo.

      Excluir
  15. A Cal virgem(pedra queimada, tem um efeito mais rápido, é imediato?

    Por favor corrija esse cálculo,numa profundidade de 20 cm:

    4t hectare=100x100 mt
    2t meio hectare= 50x100 mt
    1t Um quarto de hectare 50x50 mt
    1/2t 1/8 de hectare 25x50 mt
    250 kg área 25x25 mt
    125 kg área 12,5x25 mt
    62,5 kg área 12,5x12,5 mt
    31,25 kg área 6,5x12,5 mt
    15,75 kg área 6,5x6,5 mt
    7,75 kg área 3,25x6,5 mt
    3,37 kg área 3,25x3,25 mt
    1,15 kg área 1,12x3,25 mt
    meio kg área 1,12x1,12 mt

    De cal virgem pra corrigir acidez?
    Em tese é este o cálculo?

    Muito obrigado

    ResponderExcluir
  16. Olá, meu solo está com Magnésio bom, porem quero usar um fertilizante que tem 90% de cálcio para corrigir o PH e aumentar a CTC do solo, e viável? ou tenho que usar o calcário?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Este fertilizante é um corretivo da acidez do solo ou adiciona cálcio. Para ser corretivo do solo não basta ter cálcio. Você entendeu o texto acima? Leia também os artigos selecionados nos links.

      Excluir
  17. O cal virgem serve para tirar a acidez da terra .

    ResponderExcluir
  18. Boa tarde,
    o cimento comum de construção civil é considerado corretivo de solo?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você se refere àquele pó escuro que se mistura com areia, água? Se for isto, não.

      Excluir
    2. Bom dia,
      o Sr. poderia me dar uma explicação mais especifica por que não é considerado?

      Excluir
    3. Embora o carbonato de cálcio está presente na fabricação do cimento, ele não é recomendado como corretivo de solo. Existe trabalho avaliando os resíduos da construção civil e de demolição como corretivo de solo. Falta ainda dados para que seja aprovado como corretivo da acidez do solo. Mas o baixo PN e PRNT não seria suficiente para ser registrado como corretivo da acidez.

      Excluir
  19. Bom dia!
    Como ocorre a contaminação do solo, água, por metais pesados presentes na composição dos corretivos de acidez?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Leia:
      https://ainfo.cnptia.embrapa.br/digital/bitstream/CPATSA/29609/1/OPB286.pdf

      Excluir
  20. Boa noite. Trabalho em uma empresa de calcário e cal agrícola e gostaria de saber. Como calcular o PRNT da cal? como quantifica-lo? Este conceito foi criado para calcário (CaCO3) pois em sua formula ele eva em consideração a granulometria.Já a cal não tem esta interferencia então como quantificar esse poder de neutralização? Sabe-se que é superior a 160% mas como saber a exatidão? qual formula usar? tenho usado pelo método de calculo a partir do percentual de CaO e MgO da amostra.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Na cal você considera uma reatividade (RE) de 95% ou 100% já que é um pó muito fino. O PN é em função de CaO e MgO

      Excluir
  21. Boa noite!
    Tenho uma dúvida em relação a dissolução da calagem em água. Encontrei em vários sites que informações que alegam que alguns tipos de calagem tem pouca dissolução em água,por conta da granulometria. Porém encontrei em seu site que o cal reage com a água e forma outros substâncias. Gostaria de saber qual tipo de calagem tem maior dissolução em contato com a água?
    Não menos importante,gradeço pelo excelente artigo, as informações estão coesas e de fácil entendimento.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O contato é com a umidade do solo. Na escolha do calcário atente para o PN, PRNT e soma de CaO + MgO, leia os links destacados no texto.

      Excluir
  22. Boa tarde
    Gostaria de saber se é possível aplicar hidróxido de cálcio (cal virgem apagada) via foliar em alface. Visando suprir a necessidade da cultura de calcio.

    ResponderExcluir
  23. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  24. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  25. Existe cal hidratada agrícola sem cálcio e magnésio? Alguém sabe?

    ResponderExcluir
  26. explique a ação do calcario para neutralizar a acides do solo?

    ResponderExcluir
  27. Boa tarde Professor!
    Como fazer o cálculo da quantidade de calcário a aplicar na cova e não por hectare?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Leia:
      https://agronomiacomgismonti.blogspot.com/2019/09/calculo-para-aplicacao-do-calcario-em.html

      Excluir
  28. Sr. Gastão,
    Primeiramente, muito obrigado por disponibilizar informações tão importantes neste portal. Minha dúvida é acerca da cal hidratada não agrícola, se é que se pode dizer assim, tão fácil de ser encontrada nos grotões do Brasil.
    Tal cal é utilizada para pintura em construções e muitos fabricantes acrescentam a esse material um fixador; tal fixador é para que a pintura não se desprenda com facilidade das paredes pintadas.
    Essa substância química que vem misturada com a cal hidratada não é danosa ao meio ambiente, ou às plantas, ou à saúde das pessoas, ou à saúde dos animais? Considero essa questão importante, pois há horticultores pequeninos, encontrados em muitos grotões do Brasil, que encontram com facilidade esse tipo de cal; porém, em relação ao calcário, o mesmo não pode ser dito.
    Desde já, agradeço pela resposta.

    Eudes.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O importante é verificar se ela está dentro dos preceitos estabelecidos pela ABCP (Associação Brasileira dos Produtores de Cal) através de um selo, e se ela está dentro dos requisitos da NBR - 7175. A cal hidratada para pintura não é danosa ao meio ambiente, nestas condições.

      Excluir
    2. Muito obrigado pela resposta, Sr. Gastão.

      Excluir

Comente, manisfeste a sua experiência, a sua dúvida, utilizando a parte de comentários.