quinta-feira, 6 de dezembro de 2012

Percentagens de Saturação de Cátions na Fertilidade do Solo


Muito se pergunta sobre os diversos cálculos para conhecer as percentagens de saturação dos cátions trocáveis encontrados na Capacidade de Troca de Cátions - CTC a pH 7.0, da percentagem se saturação por bases ou V% e a percentagem se saturação por Alumínio (Al³). São cálculos importantes para se conhecer o nível de fertilidade de um solo. A população mundial está crescendo. A produção de alimentos deverá ter um acréscimo significativo para fazer frente a este crescente da população. Para produzir mais é necessário práticas agrícolas sustentáveis que garantam maior produtividade das culturas, sem necessidade de abrir novas áreas. Com as variedades lançadas, hoje em dia, de grande potencial genético de adaptação e resposta em produção, é possível garantir este contexto.
Os treze nutrientes que a planta precisa fazem parte dos minerais e da matéria orgânica do solo e estão presentes, também, na solução do solo. Pode haver insuficiência de um ou vários nutrientes, o que comprometerá a produtividade da cultura. Como diz a Lei do Mínimo.
 
Para reparar isto, o produtor lança mão de fertilizantes e de calcário. Mas, nem sempre esta reposição é feita de maneira técnica, através de uma análise de solo ou foliar, que mostrem a real fertilidade do solo onde vai ser implantada a lavoura. O que acontece, então, é aplicação de calagem e fertilizantes de maneira empírica, com excesso ou insuficiência, que causarão sérios problemas, ao invés de serem um aliado na melhoria da fertilidade do solo.
No solo, as argilas, o húmus e os óxidos de ferro e alumínio são os principais responsáveis pela adsorção de cátions, pelo maior número de cargas negativas que possuem. A maior parte da CTC do solo está composta por cátions, ou seja, Ca²+, Mg²+, K+, Na+, Al³+ e H+.
A CTC efetiva (t) é a soma de Ca + Mg + K + Na + Al.
Por outro lado, a CTC total é a soma de Ca + Mg + K + Na + (H + Al).
Estas duas CTC são utilizadas para calcular as diferentes percentagens de saturação dos cátions, individualmente ou a soma deles. Quando os cátions básicos trocáveis (Ca, Mg, K, Na) estão em maior percentagem do que os cátions (H + Al), diz-se que este solo apresenta boas condições de nutrir uma planta. Pelo contrário, quando os cátions (H + Al) estão em maior concentração, diz-se que este solo é pobre em nutrientes. Os solos com baixa CTC são aqueles que não têm capacidade de reter cátions trocáveis. Nestes solos, deve-se evitar a aplicação de grandes quantidades de calcário e fertilizantes numa única vez. Porquê são solos sujeitos a lixiviação de cátions. Neste caso, preferir adubações parceladas para minimizar as perdas.

A literatura indica que para um bom equilíbrio entre os nutrientes, a saturação de Ca deve estar na faixa de 50 a 70%, a de Mg entre 10 e 20% e a de K entre 2 a 5%. Alguns autores expressam parâmetros um pouco diferentes.
Para calcular estas saturações, a fórmula a ser usada é a seguinte:
% Nutriente = (100 x teor do nutriente na análise) / CTC a pH 7 ou T

Por exemplo, uma análise de solo apresenta os seguintes teores de cátions básicos:
Ca = 1,5 cmolc/dm³
Mg = 0,5 cmolc/dm³
K = 0,06 cmolc/dm³
Al = 2,5 cmolc/dm³
CTC a pH 7 ou T = 7,06 cmolc/dm³
 
% Ca = (100 x 1,5) / 7,06
% Ca = 21
 
% Mg = (100 x 0,5) / 7,06
% Mg = 7
 
% K = (100 x 0,06) / 7,06
% K = 0,85
 
Portanto, este solo está com um desequilíbrio entre seus cátions em relação ao proposto para uma saturação ideal. A calagem, com calcário dolomítico, torna-se uma necessidade para adicionar Ca e Mg e aumentar a saturação deles no solo. Uma correção de potássio é importante para elevar a saturação deste nutriente no solo.
 
A percentagem de saturação por bases (V%) é utilizada para calcular a necessidade de calagem, em alguns Estados brasileiros. A fórmula para cálculo é a seguinte.
V % = (100 x soma de bases) /CTC a pH 7 ou T.

A soma de bases é a soma dos cátions Ca + Mg + K + Na
Levando em conta os dados acima, da análise do solo, temos:
SB (soma de bases) = 1,5 + 0,5 + 0,06
SB = 2,06 cmolc/dm³
 
V% = (100 x 2,06) / 7,06
V = 29%
 
O V% é usado para classificar os solos em férteis ou eutróficos quando V é maior que 50% e em solos não férteis ou distróficos quando o V% é menor que 50%. No nosso exemplo, o índice 29% classifica o solo em não fértil, pois as quantidades de cátions básicos são pequenas para saturar as cargas negativas dos coloides e há uma predominância de H e Al. A tendência deste solo é ser ácido e com presença de alumínio tóxico para as plantas cultivadas.
 
A percentagem de saturação por alumínio (m%) é calculado levando em conta a CTC efetiva do solo (t).
CTC efetiva (t) = Ca + Mg + K + Al
t = 1,5 + 0,5 + 0,06 + 2,5
t = 4,56 cmolc/dm³
 
m% = (100 x Al) / t
m% = (100 x 2,5) / 4,56
m = 55%
 
Alguns autores preconizam que quando m% é maior que 20% torna-se necessário a cal agem para eliminar o Al tóxico. Outros autores consideram o índice de 10% para algumas culturas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente, manisfeste a sua experiência, a sua dúvida, utilizando a parte de comentários.