sexta-feira, 16 de novembro de 2012

Adubação Verde, Fonte de Nutrientes para as Plantas


Na agricultura, a utilização da adubação verde tem uma importância muito grande na melhoria da fertilidade do solo. Os nutrientes das camadas profundas do solo são trazidos para as camadas menos profundas, para a camada arável. Tudo isto graças ao sistema radicular profundo das plantas utilizadas como adubo verde. "A adubação verde vem a ser a utilização de plantas, principalmente as leguminosas, que cobrem o solo e têm a propriedade de adicionar matéria orgânica, reciclar nutrientes e fixar o nitrogênio (N) do ar". Esta prática tem grande validade quando se pensa
em recuperar a fertilidade do solo. As leguminosas melhoram as propriedades físicas, químicas e biológicas do solo, além de enriquecê-lo com nutrientes essenciais às plantas, ou seja, nitrogênio (N), fósforo (P), potássio (K), Cálcio (Ca), enxofre (S), etc. Como as leguminosas fixam o N do ar, através de bactérias fixadoras, há uma economia na aplicação de adubos nitrogenados pela redução da quantidade.
A adubação verde produz muita massa verde que impede o desenvolvimento de ervas daninhas e, como cobrem o solo, mantêm um controle sobre as perdas de solo causada pela água das chuvas, a erosão. Com isto, as perdas de camada de solo com nutrientes, matéria orgânica são evitadas. A utilização da adubação verde, nas entrelinhas das culturas, enriquece o solo com matéria orgânica. O aumento da matéria orgânica provoca um aumento da atividade microbiana. Isto traz melhorias importantes para a recuperação de solos de baixa fertilidade.
As leguminosas mais utilizadas na adubação verde são: as crotalárias, mucuna, feijão-de-porco, guandu, lab lab e outras. Utilizada como rotação de culturas pode ser incorporada ao solo após o corte, por ocasião do florescimento, seguida do plantio de uma cultura de interesse econômico. No plantio direto pode-se manter a cobertura na superfície do solo seguido do plantio direto sobre palhada. Tanto o corte como a incorporação do adubo verde deve ser feito na época de floração da planta, pois a concentração de nutrientes é muito maior, além de ser mais fácil a sua decomposição no solo.
As leguminosas, por serem ricas em nitrogênio (N) apresentam uma relação C/N muito menor, ou seja, em torno de 12/1. As gramíneas, como o milho, apresentam uma relação C/N mais alta por apresentarem maior teor de fibras. Quanto menor for a relação C/N mais rápida é a decomposição dos resíduos vegetais. No sistema de plantio direto, deve-se preferir resíduos com maior relação C/N, porque quanto mais alta a relação mais lenta é a decomposição.
O uso de palhada de Brachiaria brizantha em cobertura proporcionou melhores rendimentos da cultura do feijão, em sistema de plantio direto.
O girassol pode ser usado em cobertura ou incorporação no solo, após 60 a 80 dias da germinação. Por apresentar um sistema radicular bem desenvolvido e uma raiz pivotante, o girassol proporciona maior reciclagem de nutrientes com aumento da fertilidade do solo. Pode ser plantado nas entrelinhas do café, citros e frutíferas.
RECOMENDO LER:  O plantio de adubos verdes na Citricultura

O feijão-de-porco, como adubo verde, é cortado quando aparecem as primeiras vagens. Nesta fase, o feijão-de-porco é cortado e deixado como cobertura na superfície do solo ou incorporado.
Na intercalação com milho pode-se usar a mucuna e o lab lab, realizando-se a semeadura após 75 e 100 dias da emergência do milho, respectivamente. Estas duas leguminosas apresentam grande produção de massa verde.

Nos Cerrado, é indicado o plantio de crotalárias e feijão-de-porco para adubação verde. Elas podem ser semeadas em novembro, no início da estação chuvosa; nos meados da estação chuvosa, em janeiro; no final da estação chuvosa, no mês de março e com grande produção de massa verde.
Na cana-de-açúcar, a adubação verde será feita por ocasião da recuperação do canavial.
A ervilhaca é outra boa opção de adubo verde, semeada no outono/inverno.
O guandu, a leucena, como adubo verde no milho, proporcionam maiores produtividades da gramínea. Durante o crescimento do milho, ela é cortada (parte aérea) e aplicada no solo onde se decompõe e fornece os nutrientes para as plantas de milho. As leguminosas devem apresentar uma relação C/N próxima de 23:1.
De um modo geral, a época de plantio dos adubos verdes, nas diferentes regiões do País, é a seguinte:
Regiões Sul, Sudeste, Centro-Oeste - primavera/verão;
Região Nordeste - de fevereiro a junho - época das chuvas;
Região Norte: de dezembro a junho - estação chuvosa.


Os adubos verdes podem ser utilizados antes do plantio de uma cultura econômica (soja, milho) com a finalidade de promover nutrientes para a cultura seguinte. Ou podem ser plantados junto com outra cultura, nas entrelinhas. O adubo verde é cortado e depositado sobre o solo, liberando nutrientes para a cultura principal. Ou cultivo em faixas, com a utilização de leguminosas perenes ou semiperenes.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente, manisfeste a sua experiência, a sua dúvida, utilizando a parte de comentários.