quarta-feira, 15 de fevereiro de 2012

Agricultura de Precisão Determina Colheita das Uvas

A Agricultura de Precisão (AP) permite gerenciar as atividades agrícolas fornecendo inúmeras informações sobre o solo, nas diferentes partes da lavoura, e plantas. Baseado nestas informações, o agricultor pode gerenciar melhor a produção e tomar decisões mais rápidas na escolha das melhores práticas. Com a AP o produtor pode reduzir a aplicação de fertilizantes e calcário, pois aplicará a quantidade adequada, conforme a parte da área da lavoura. Numa
mesma área da lavoura pode-se encontrar diferentes fertilidades e acidez do solo. É possível encontrar áreas onde a drenagem é mais lenta e, assim, diminuir a irrigação nesta parte da lavoura. Tudo isto representa economia de insumos agrícolas, água e energia elétrica.
A Embrapa Semiárido vem fazendo um trabalho de utilização da AP na cultura da uva, no Vale do São Francisco, pelo pesquisador Luís Henrique Bassoi. São coletados dados de medição da quantidade de água disponível no solo, teor de N nas folhas, características das videiras e bagas e número de cachos por baga. Com base nestas informações são gerados mapas que mostram as partes da área que são uniformes e chamadas "zonas homogêneas". Com este mapa, o produtor e o técnico poderão adotar as práticas agrícolas mais corretas para a situação. A análise das bagas, para avaliar o teor de açúcar e acidez, é importante para identificar o momento ideal para a colheita dos cachos. Esta colheita é feita no momento certo. Segundo Bassoi são utilizados os mesmos equipamentos tradicionais. O que diferencia é a coleta de dados e avaliação das informações que devem ser mais detalhadas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente, manisfeste a sua experiência, a sua dúvida, utilizando a parte de comentários.